Alto Araguaia avança para implantação do Selo Arte e será pioneira em Mato Grosso

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) avança em busca da implantação do Selo Arte para produtores de queijo artesanais. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente (SEMAPA) é pioneira no Estado de Mato Grosso, conforme diz o coordenador de assistência técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Armando Urenha. “O município está bem avançado, estruturado e organizado junto aos produtores seguindo a um objetivo real que é alcançar o Selo Arte. Alto Araguaia está sendo pioneira nesta obtenção”, afirma.

Nesta quinta-feira (15), o município apresentou demandas e discutiu mecanismos para formalizar a parceria junto ao SENAR e Sindicato Rural afim de oferecer assistência aos produtores para obtenção da licença técnica e emissão do Selo. O documento além de possibilitar mais segurança, qualidade e comercialização em território nacional, também agrega valor aos produtos oriundos da agricultura familiar local.

“O objetivo do prefeito Gustavo Melo é fortalecer cada vez mais a agricultura familiar, o setor produtivo. Com base no levantamento já realizado, vamos oferecer apoio aos produtores visto que a maioria faz destes produtos o meio de subsistência. Isso irá facilitar a vida do produtor, diminuir a burocracia e qualificar o produto”, pontua o secretário de Agricultura, João Dias de Freitas.

A busca pelo Selo Arte teve início no ano passado, quando a Secretaria Municipal de Agricultura realizou um diagnóstico de demanda e aptidão de produtores. Atualmente, Alto Araguaia possui 137 produtores de queijos artesanais e 52 estão cadastrados com o Selo de Inspeção Municipal (SIM) a qual podem comercializar apenas em território local. Outro diferencial do município mato-grossense é por fazer parte da Indicação Geográfica do Queijo Cabacinha, produto em formato de cabaça conhecido pela característica única em sabor, textura e história.

Conforme complementa o coordenador do Senar, para obtenção do Selo Arte é necessário que os produtores obedeçam a critérios higiênicos-sanitários com boas práticas agropecuárias. “Estas normas não são difíceis de serem atingidas. Nós vamos auxiliar neste sentido, onde podemos oferecer também um acompanhamento individual mensal nestas propriedades. Com este acompanhamento vamos auxiliar o produtor a se adequar para que consiga comercializar fora do município”, finaliza Armando Urenha.

Um novo encontro deve acontecer neste mês onde o Senar irá apresentar um plano de ação com programação de atendimento e assistência aos produtores. De acordo com a Semapa, o processo para o Selo Arte poderá ser pleiteado por produtores que possuem o Selo SIM.